Dia Mundial da Saúde: nutricionista alerta sobre cuidados com o controle do peso

Em 2021, o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, chega logo depois da Páscoa, um feriado marcado pelos excessos alimentares e que aconteceu em meio ao isolamento social. Para agravar a situação, estudos mostram que períodos que sucedem grandes feriados são os que mais registram evasão dos tratamentos contra obesidade e sobrepeso. “Logo após alguns eventos ou comemorações em que as pessoas cometem excessos alimentares, a sensação de culpa e a desmotivação aparece muito forte nos pacientes. Esses sentimentos acabam afastando o paciente do seu acompanhamento de rotina. Porém, é exatamente neste momento que o tratamento precisa ser retomado para que esses excessos não se tornem uma bola de neve”, explica a nutricionista Angela Federau.

Conquistar, manter e retomar hábitos saudáveis são desafios diários para a maior parcela da população mundial. Há anos que se fala que a obesidade é uma pandemia. A própria Organização Mundial de Saúde, criadora do Dia Mundial da Saúde, fez esse alerta em 2016 divulgando um dado alarmante: estima-se que 1,9 bilhão de adultos têm obesidade e sobrepeso e que, por ano, 4 milhões de pessoas morram em decorrência de problemas associados a essa condição.

Pandemia do novo coronavírus acentuou necessidade de cuidar do peso

A partir de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, esse quadro ficou ainda mais alarmante. Sobretudo porque especialistas descobriram uma relação direta entre problemas de saúde decorrentes da obesidade e sobrepeso e as mortes de COVID-19. “No ano passado, presenciamos o que podemos chamar de a tempestade do século, ou seja, o encontro de duas pandemias gravíssimas. Hoje em dia, a obesidade está comprovadamente ligada aos casos mais graves de COVID-19.

Além disso, a nossa situação atual, tem dificultado a adoção de hábitos saudáveis. Dessa forma, é muito importante que os pacientes não parem com seu acompanhamento nutricional nem depois de feriados ou por causa do isolamento social”, alerta Angela.

Dessa forma, a nutricionista orienta que, mesmo tendo cometido excessos alimentares durante a Páscoa que podem acarretar aumento de peso na balança, os pacientes precisam voltar a fazer o acompanhamento nutricional. “Por mais que o exagero tenha realmente refletido no ganho de peso, a melhor estratégia nesse caso é agir rapidamente para compensá-lo. Assim, o paciente não corre o risco de se perder em um processo de emagrecimento e controle que, por muitas vezes, estava indo muito bem antes dos deslizes cometidos no feriado”, finaliza.

Sobre o Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde  foi instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1950, em comemoração à criação da instituição. Ao longo dos anos a data de 7 de abril, tem sido uma importante forma de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e saúde populacional. De acordo com a OMS, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Sobre Angela Federau 

nutricionista

Angela Federau é nutricionista clínica (CRN-8: 5047), pós-graduada em fitoterapia aplicada à nutrição, especializada em nutrição funcional, pediátrica e escolar.  Criadora da mentoria Nutrindo um Propósito, também participa como convidada de pesquisas científicas e genéticas da UFPR como mapeamento e estudo genético da comunidade Menonita. Além disso, é palestrante, escritora de livros, artigos e colunas em jornais e revistas. Nutricionista responsável pela  APSAM – Associação Paranaense Superando a Mielomeningocele e Instituto Mulheres que Inspiram, que promove auxílio e acolhimento às mulheres com câncer no sistema reprodutivo e mama. Angela ainda atua como empresária no segmento alimentício e como parceira da Polícia Militar do Paraná e de clínicas de fertilidade.  

www.instagram.com/angelafederau.nutri
https://www.facebook.com/AngelaFederau.Nutricionista/   

Contatos para atendimento: 
Centro: (41) 3027-3931/99534-9489
Consulta online: (41) 99657-0134 

Nina Machado

Jornalista, especialista em marketing digital e gestão de pessoas trocou o mundo corporativo em busca de uma vida mais conectada com seu propósito. Em 2019 criou o projeto Ficar Bem aos 40 para abordar assuntos do universo feminino 35+. Além disso, é co-editora do Corra Mais e repórter do Inova Mais, ambas editorias do portal RIC Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo