Guia prático para entender o universo Kardashian-Jenner 

O ano de 2021 será marcado pelo fim de uma era. Depois de 14 anos, este ano estreia a 20° e última temporada do reality show Keeping up with the Kardashian. O programa exibido pelo canal E! foi um dos mais longevos nos Estados Unidos e impulsionou a carreira dos membros da família nos negócios dentro e fora da indústria do entretenimento. Mas não pense que as Kardashian-Jenner vão ficar fora do ar por muito tempo. Em dezembro de 2020, a família assinou contrato com o Hulu e Star, serviços controlados pela Disney, para a produção de um novo reality show com estreia prevista para o fim deste ano.  

Longe de ser unanimidade, o clã californiano reúne grandes feitos como uma quantidade absurda de seguidores nas redes sociais. Somados, os principais integrantes da família tem uma base de 822,4 milhões de seguidores no Instagram. Segundo especialistas em relações públicas, um dos grandes méritos das Kardashians-Jenner foi entender desde o princípio como usar as redes sociais para reforçar a imagem construída na televisão e criar um forte vínculo com o público. As irmãs entenderam muito bem que a audiência é um capital delas e não das redes de televisão e se apropriaram desse relacionamento, criando suas próprias narrativas.  

Um novo jeito de se relacionar com a mídia 

A primeira a entender essa nova lógica foi a Kim Kardashian West. O perfil da socialite no twitter existe desde 2009, quando basicamente a única tecnologia de acesso remoto à internet eram os Blackberrys e os tweets tinham apenas 140 caracteres, sem opção de fotos, vídeos ou áudios. Essa possibilidade de comunicação direta e acessível entre as pessoas mudou a forma como a sociedade se relaciona com seus ídolos, pois o controle da transmissão e recepção de mensagens, nos mais diferentes formatos, passam a estar ao alcance das mãos de ambos. 

Nesse quesito, as irmãs Kardashian-Jenner usam e abusam de seus smartphones para criarem conteúdo. Dessa forma, alimentam como poucos o apetite voraz do público por suas vidas e aproveitam toda essa comoção para vender, e muito, seus produtos.    

Hoje a letra K, marca registrada das irmãs, é onipresente no universo do entretenimento, moda, cosméticos, saúde, bem-estar e filantropia. Quer queira quer não, as Kardashians-Jenner são mulheres bem-sucedidas nos negócios e já provaram que não estão no mundo só a passeio, apesar dos passeios renderem um excelente conteúdo para as redes sociais. 

Kristen Mary Houghton, a Kris Jenner, é a matriarca e empresária do clã e agregados. Famosa por cobrar 10% de comissão em todas as negociações em que se envolve, se autointitula momager que é a junção das palavras mãe (mom) e gerente (manager) em inglês. Foi casada duas vezes, a primeira com Robert Kardashian, com quem teve quatro filhos, Kourtney, Kimberly, Khloé e Robert, e a segunda com Bruce Jenner, pai de Kendall e Kylie.  

Kourtney Mary Kardashian é a primogênita de Kris e fruto da união com Robert Kardashian, advogado de origem armênia que ficou famoso por defender O.J. Simpson. O jogador de futebol americano foi  acusado pelo assassinato de sua ex-mulher Nicole Brown e de seu amigo Ronald Goldman, em 1994, e teve um julgamento midiático. Ela é mãe de três filhos com Scott Disick e sócia da Poosh, site com conteúdo sobre saúde, bem-estar, lifestyle, decoração, entretenimento e venda de produtos afins. 

Kimberly Noel Kardashian West começou sua carreira no mundo das celebridades como stylist e assistente pessoal da Paris Hilton nos idos dos anos 2000. Porém, depois de ter uma sex-tape vazada na imprensa, foi catapultada dos bastidores do show business para os holofotes e passou a ser a protagonista do reality show da família. Famosa pelas curvas e precursora das selfies sensuais no espelho, Kim é considerada a musa inspiradora das influenciadoras digitais, ocupação que ela praticamente ajudou a formatar. Casada com o rapper Kanye West desde 2014, tem quatro filhos, sendo que os dois mais novos chegaram ao mundo por meio de uma barriga de aluguel. Hoje, Kim tem cerca de 197 milhões de seguidores no Instagram, 68,3 milhões no Twitter e mais de 33 milhões no Facebook. Dona das marcas SKIMS, roupas íntimas modeladoras, KKW Beauty, maquiagem e cosméticos e centenas de outros negócios, Kim tem uma fortuna avaliada em US$ 780 milhões, segundo o site da revista Forbes.   

Khloé Alexandra Kardashian é reconhecida como a mais carismática das irmãs Kardashian-Jenner. Essa qualidade deve-se principalmente ao fato dela ter sido considerada o “patinho feio” da família por muito tempo. Mais alta e com um biotipo diferente das irmãs mais velha, Koko sempre sofreu com os boatos de não ser filha biológica de Robert Kardashian e travou uma luta contra a balança ao longo da vida. Aliás, esse fato foi crucial para que ganhasse a simpatia do público que se identifica com ela, por ser uma pessoa com problemas reais. Atualmente, tem um relacionamento indefinido com o jogador de basquete Tristan Thompson, que é pai de sua única filha, a True. 

Nos negócios, Khloé é dona da marca Good American que tem o conceito de moda inclusiva com peças em tamanhos que atendem todos os tipos de corpos. Além disso, tem sempre sua imagem associada a produtos e serviços ligados ao universo fitness. 

Robert Arthur Kardashian filho mais novo da união entre Kris e Robert Kardashian, falecido em 2003. Rob teve diversos problemas de saúde ao longo dos anos e se ausentou do programa para lutar contra a depressão, diabetes e obesidade. Formado em administração de empresas pela Universidade do Sul da Califórnia, pai de Dream Renee Kardashian (nascida em 2016), com Blac Chyna, o único homem do clã tem uma marca de meias masculinas, a Arthur George.   

Kendall Nicole Jenner é a primeira filha da união entre Kris e Bruce Jenner, que assumiu a identidade de mulher transgênero Caitlyn Jenner, em 2015. Atualmente ela é conhecida pela notável carreira como modelo internacional, fotografando para as principais publicações de moda e desfilando para os mais importantes estilistas e marcas de alta costura.   

Kylie Kirsten Jenner é a caçula do clã Kardashian-Jenner e atual filha preferida de Kris Jenner. A empresária e influenciadora digital de 23 anos, fundadora da Kylie Cosmetics e Kylie Skins, fechou o ano de 2020 como a celebridade mais bem paga do mundo, com um patrimônio de US$ 590 milhões, segundo a revista Forbes. Além disso, Kylie é mãe da Stormi Webster, fruto do relacionamento com o rapper Travis Scott

Confira o meu podcast com o Angelo Binder sobre as Kardashians.

 

Nina Machado

Jornalista, especialista em marketing digital e gestão de pessoas trocou o mundo corporativo em busca de uma vida mais conectada com seu propósito. Em 2019 criou o projeto Ficar Bem aos 40 para abordar assuntos do universo feminino 35+. Além disso, é co-editora do Corra Mais e repórter do Inova Mais, ambas editorias do portal RIC Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo